TITAN - O Renascer

Autores; Joel Cleto e Suzana Faro /Tacitus (textos); Sérgio Jacques (fotografias9




















Após o colapso do histórico guindaste, na sequência do desastre que sofreu em 12 de abril de 2012, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo - recolheu todos os fragmentos possíveis num estaleiro que montou propositadamente junto ao arranque do molhe sul, a poucas dezenas de metros do zimbório do Senhor do Padrão e da praia de Matosinhos. E aí, durante os oito anos seguintes, os restos do velho guindaste ficaram salvaguardados enquanto se decidia o que fazer com eles e qual a melhor forma de o fazer.

...............................

Decidida pela APDL a reconstrução do titan – num relevante investimento financeiro que teve em conta a incontornável importância histórica e patrimonial deste equipamento, e o papel identitário que possuiu para Matosinhos durante mais de um século.

--------------------------------------

O projeto “Titan. O Renascer” não se esgotou unicamente na reconstrução do histórico mecanismo. Desde a primeira hora que, para a APDL, foi também importante objetivo o envolvimento da comunidade. Não só na posterior visita ao monumento – afinal o grande desiderato deste investimento – mas também na possibilidade desta acompanhar todo o processo de reconstrução e, simultaneamente, de se promover um conjunto de ações que espoletassem o interesse pelo guindaste, pela sua reconstrução e posterior visita, mas também que permitissem a explicação do interesse histórico, patrimonial, pedagógico e cultural deste equipamento. Isso mesmo foi anunciado no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões na sessão de apresentação do projeto, a 27 de novembro de 2020. Durante a cerimónia, transmitida em direto através da internet, o Presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Engº Nuno Araújo, referiu essa vontade do envolvimento da comunidade nomeadamente através, entre outros, de uma exposição itinerante sobre a importância dos titans; a edição de publicações; ação de formação para professores sobre esta temática; visitas guiadas; “conversas” nas escolas sobre o titan; produção de um jogo informática; produção de uma pintura alusiva de autoria de Sobral Centeno; e o acompanhamento quase diário, através de fotografia (de autoria de Sérgio Jacques) e vídeo (realizado por Luís Morais, com a presentação do historiador Joel Cleto), dos trabalhos de recuperação do titan através da criação e animação de uma página no facebook e de uma webpage, mantendo a comunidade permanentemente a par do desenrolar dos trabalhos, servindo também de memória futura de todo o projeto. Embora as condições de saúde pública decorrentes da pandemia da covid19 tenham condicionado em parte estes objetivos, nomeadamente a itinerância pelos estabelecimentos de ensino da exposição sobre a importância histórica dos titans, estes objectivos foram cumpridos e envolveram, nas suas diferentes frentes (exposições, visitas guiadas, palestras presenciais e online, ações de formação…), milhares de participantes.


TITAN - O Renascer

Ediçao: APDL Administraçao dos Portos do Douro, Leixoes e Viana
Produçao: Tacitus, Património e História
Textos e Coordenaçao: Joel Cleto e Suzana Faro
Design: Nuno Leal
Fotografias: Emílio Biel e Sérgio Jacques
Impressao: ORGAL, Impressores
Tiragem: 500 exemplares
ISBN: 978 989 53242 1 7
Leça da Palmeira 2022